Social Icons

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

PASTORA SIM! A BÍBLIA ME RESPALDA E ABENÇOA

A Bíblia é um livro que transmite, em seus fatos do passado, simbolismos que tem interpretações para o presente. Por exemplo, todas as vezes que o Antigo Testamento fala de Pastor de Ovelhas interpreta-se, óbvio, por pastor, o líder da igreja nos dias atuais. Vejamos o que a Bíblia diz sobre Raquel:

"Estando ele ainda falando com eles, veio Raquel com
as ovelhas de seu pai, porque ela era pastora"
(Gênesis 29:9)

Qual outra interpretação se daria ao termo "pastora" que aqui nesta passagem se refere a Raquel??

Uma das passagens bíblicas mais utilizadas para se condenar o ministério pastoral feminino é quando Paulo alerta aos Coríntios:

"As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar"(1º Coríntios 14:34)

Ora, então se formos seguir a risca estes versículos, então está errado até a mulher contar um simples testemunho na igreja, numa oportunidade, não é mesmo?! Afinal, ela deve ficarcalada, e não lhes é permitido sequer falar! Então porque as mulheres podem cantar, testemunhar, mas não podem ser pastoras??? Complicado, não?! Então vamos as explicações. Esta passagem existe por razões das mulheres fazerem perguntas que constrangiam os ministros na época. Não existiam caixas de som, microfone, etc. As reuniões, como nos mostra o livro de Atos, faziam-se perguntas, principalmente de assuntos íntimos, e por isso, nesta mesma passagemlogo no versículo abaixo, Paulo explica:

"E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos,
porque é indecente que as mulheres falem na igreja"
(1º Coríntios 14:35)

Ora, porque seria indecente ouvir uma mulher falar?? Por acaso o Senhor Jesus não conversou com uma mulher samaritana?

Muitos ainda se esquecem da promessa de Joel 2:28,29 que diz:

"E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas FILHAS profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as SERVAS, naqueles dias, derramarei o meu Espírito".

"Nisto não há judeu nem grego, não há servo nem livre, não há macho nem fêmea, porque todos vós sois um em Cristo Jesus"(Gálatas 3:28)

Vejamos, na Bíblia, as funções de algumas mulheres:
"Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, que traduzido quer dizer Dorcas, a qual estava cheia de boas obras e esmolas que fazia"(Atos 9:36)
"Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencréia"(Rm 16.1,2)
A mulher sempre pregou até no Antigo Testamento:
Miriã era profetisa (Êxodo 15:20)
Hulda era profetisa (2º Reis 22:14)
Débora era profetisa: "Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo"(Juízes 4:4)
Veja: Uma mulher julgava a ISRAEL!
Alguns ainda condenam o pastorado feminino baseando-se apenas num versículo, vejamos:
"Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar...Da mesma sortequanto as mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo"(1º Tim. 3:2,11)
Primeiro: Paulo aqui se refere a fidelidade no matrimônio. Releia o versículo. "Esposo de uma só mulher". (Destacado em negrito e marrom no texto). Basta raciocinar um pouco.
Segundo: O termo "da mesma sorte" (destacado acima em negrito e vermelho) significa que Paulo não mudou de assunto. Paulo incluiu as mulheres na hora de citar as premissas para o diaconato e o episcopado!

O fato de serem diferentes (no sexo) não significa que "não podem" exercer os mesmos papéis. Pode não haver, dependendo da função, e dependendo da mulher, uma impossibilidade circunstancial, relacionado a fatores externos, do tipo força, maneira como encarar determinadas situações, etc. Hoje vemos, por exemplo, centenas de policiais mulheres que exercem muito bem o seu papel.
(E detalhe: A Bíblia diz: "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores, porque não há autoridade que não venha de Deus, e as autoridades que há foram ordenadas por Deus". - Romanos 13:1 - Devemos estar sujeitos as mulheres policiais, pois elas são autoridade, não?!). Mulheres na política, no governo, etc. E aí?????
As mulheres pastoras tem feito a obra de Deus de forma louvável, e em alguns casos, até com mais responsabilidade que alguns homens pastores. Já viajei por este Brasil pregando a Palavra de Deus, e as igrejas de pastoras por onde passei, percebi mais sinceridade, mais temor a Deus, a obra sendo feita com mais humildade. Em muitas igrejas de pastores(homens), há muita inveja, disputa de cargos ministeriais, malícias, etc. Não são todas, mas muitas. E os irmãos aqui sabem disso, diga-se de passagem.
Num poço de água, Jesus dirige-se a uma mulher samaritana e confessa a procura do Pai por adoradores que O adorem "em espírito e em verdade"Porque Jesus diria isso justamente a uma mulher? Talvez na falta de verdadeiros adoradores, não?!?!
Veja o exemplo daquela mulher pecadora (Lucas 7:36-50), que lavou os pés de Jesus com as lágrimas. Jesus vê naquela mulher o que ele não viu em Pedro e em nenhum outro ali.
"Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés, mas esta regou-me os pés com lágrimas...Não me deste o ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés..." (vs. 44,45)
Com Jesus, o que era regra, lei, tábua, tornou-xe flexível. Não que Deus volte atrás a sua palavra, mas que, Deus, em sua infinita misericórdia, trocou o "não pode", pelo amor. Existem coisas que não podem? Existem, claro! Mas elas não podem ser encaradas como apenas uma regra, mas como atos de amor.
Um exemplo está em João 8. A mulher adúltera, pega no flagrante adultério, deveria mesmo ser morta a pedradas. Aqueles homens que iriam apedrejar a mulher, a princípio, não estavam errados. Erraram em outro sentido, porque também eram pecadores! Mas está em Levíticos e Deuteronômio a lei de Deus ordenando apedrejar mulheres adúlteras. Mas Jesus, não só censurou os que queriam apedrejá-la (falta de amor), mas como ele também não a apedrejou (ato de amor). Jesus não descumpriu a lei, mas colocou o amor na frente, e aí o que prevaleceu?
O pastor, é aquele que, com amor, ENSINA, que instrui, liderando. Que nós venhamos a ler um pouco mais a Bíblia a rever alguns conceitos sobre nossas tão estimadas mulheres!
"As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas,
não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem, para que ENSINEM as mulheres novas
a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos"
(Tito 2:3,4)
Denis de Oliveira é pastor-presidente das Assembléias de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ
Obrigado e que a Paz do Senhor Jesus esteja contigo e o Senhor continue lhe dando mais sabedoria a cada dia! 

FONTE: http://www.busqueaqui.net/Colunistas/PastorDenis/MulherPastora.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOGUE DE FRASES EVANGÉLICA PONDERÁVEIS


Conte seus sonhos somente a deus. Mas grite seu milagre para o muno!
Pois é para a GLORIA DE DEUS. (♡Pra. Eliane de Fátima. ).
Tocar o coração do amado de nossa alma, sendo mais que uma voz é realizar um sonho de todo aquele que vive por amar Jesus. (Pra. Eliane de Fátima. ).
Frases lançadas são como sementes plantadas sempre nos dá como retorno algum fruto. (Pra. Eliane de Fátima. ).
Regras de como viver melhor, “Jamais pensar mal de nosso semelhante, pois neste momento, estaremos plantando sentimentos inferiores que com toda certeza se voltarão contra nos mesmos”. Pensar é atrair. (DA-PN).
A humildade nos conduz com leveza de espírito a compreensão do que é correto, pois faz parte do conhecimento espiritual. (D.A).
Quanto mais humildade, nutrimos mais nos voltamos à paz. (DA-PN).
Partilhar é o ato de dar e receber, proporcionando assim uma íntima comunicação entre os envolvidos. (DA-PN).
Quem partilha, participa do amor ao próximo. Partilhando com boa vontade e amor, tudo nos é dado por acréscimo no tempo certo. (DA-PN).
Partilhar não envolve apenas bens materiais, podemos partilhar palavras amigas e até partilhar silêncio quando assim a ocasião solicitar. O importante é saber partilhar e fazer com respeito e amor cristão. (Pra. Eliane de Fátima. ).
A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível. (DA-PN).
O aconselhável é estudar profundamente, pois o estudo somado a unção é fundamental para o nosso crescimento espiritual. (Pra. Eliane de Fátima. ).
Todos nós somos um pouco alunos e um pouco mestres, pois, vivenciamos aprendizagem e caminhamos juntos rumo à perfeição e a salvação. (DA-PN).
Algumas vezes, precisamos ensinar e muitas outras vezes, APRENDER! (Pra. Eliane de Fátima. ).
Substituir as preocupações pelo trabalho, e aprendermos a confiar mais em Deus, nos traz equilíbrio proporcionando o ingresso para um nível elevado de vida espiritual. (DA-PN).
Os ideais que iluminam meus caminhos e me dão alento para enfrentar com ânimo os reveses da vida, se encontram na liberdade que o Senhor Jesus nos concedeu para pesquisar, pensar, estudar e jamais desistir trilhando o caminho do esclarecimento espiritual rumo a salvação. (Pra. Eliane de Fátima. ).
Abra concorrência com você mesmo, seja hoje melhor que você foi ontem. (Pra. Eliane de Fátima. ).
A tendência da moderna teologia (se é que se pode chamá-la de teologia), é sempre rumo à deificação da criatura ao invés da glorificação do Criador. (A W Pink).
Deus não pode mudar para melhor, pois é perfeito, e sendo perfeito, não pode mudar. (A W Pink).
Ele é solitário em Sua majestade, único em Sua excelência, incomparável em Suas perfeições. Ele tudo sustenta, mas Ele mesmo é independente de tudo e de todos. Ele dá bens a todos, mas não é enriquecido por ninguém. (A W Pink).
O fundamento de todo verdadeiro conhecimento de Deus deve ser uma clara apreensão mental de suas perfeições como reveladas nas Escrituras. Não se pode confiar, adorar ou servir a um Deus desconhecido. (A W Pink).
Ah, se pudéssemos sentir-nos mais preocupados com o estado de inanição em que se encontra hoje a causa de Cristo na terra, com os avanços do inimigo em Sião e com a devastação que o diabo tem efetuado nele. Mas infelizmente um espírito de indiferença vem imobilizando muitos de nós. (A W Pink).
A preocupação com a pobreza é tão fatal para o fruto espiritual quanto à alegria maligna por causa de riquezas. (A W Pink).
As nossas mentes são constituídas de tal forma que não podem, ao mesmo tempo, concentrar-se no Senhor e fixar-se no casaco novo ou chapéu para o próximo inverno. (A W Pink).
Considerar que os dons espirituais têm o mero objetivo de adornar e beneficiar a pessoa que os tem seria tão absurdo quanto dizer: “Eu acendo o fogo não para esquentar a sala, mas para esquentar a lareira”. (Abraham Kuyper).
Não há um único centímetro quadrado, em todos os domínios de nossa existência, sobre os quais Cristo, que é soberano sobre tudo, não clame: “É meu!“ (Abraham Kuyper)
Vejo que se deixo de manter breves orações todo dia e durante o dia todo, a intervalos, perde o espírito de oração. (Andrew Bonar).
Muitas vezes, numa só hora quieta de oração a alma faz maior progresso que em vários dias na companhia de outros; é no deserto que o orvalho é mais fresco e o ar mais puro. (Andrew Bonar).
Devemos estar sempre usando as vestes de louvor, não apenas agitando um ramo de vez em quando. (Andrew Bonar).
O tempo da provação é o tempo da provisão de Deus. Se as coisas estão difíceis para você, é porque Deus tem algo grande para fazer. (Antônio Júnior).
Muitas pessoas sofrem porque querem que Deus faça a vontade delas, mas não estão dispostas a fazer a vontade dEle. (Antônio Júnior).
Um dia você esquecerá a mágoa e o motivo da dor que te fez chorar. Você finalmente entenderá que o segredo para ser livre é não se vingar, mas deixar que as coisas se desenrolem naturalmente e confiar no cuidado de Deus por você. Afinal de contas, ninguém pode frustrar os planos dEle para a sua vida! Então sorria, perdoe, sonhe, acredite e ame novamente. (Antônio Júnior).
Ninguém gosta de ser disciplinado, contudo, é graças ao desconforto do castigo que voltamos para o caminho certo. Então torne sua vida mais fácil: arrependa-se dos seus pecados antes que Deus tenha que discipliná-lo. E se você já está sendo disciplinado, corrija o erro o mais rápido que puder. (Antônio Júnior).
É melhor tomar as decisões certas hoje do que tentar consertar os erros no futuro. (Antônio Júnior).
São nas adversidades que encontramos força para superar nossos desafios. (Antônio Júnior).
Você não é realmente livre até que esteja livre de tentar agradar a todos. Busque agradar a Deus, e não a homens. (Antônio Júnior).
Você pode impressionar as pessoas com seus pontos fortes, mas é através de suas fraquezas que você se identifica com elas. (Antônio Júnior).
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar a partir de agora e fazer um final totalmente novo. (Antônio Júnior).
Na adoração, eu prefiro que meu coração fique sem palavras do que minhas palavras sem o meu coração. (Antônio Júnior).
Todos os reis e rainhas do mundo enviaram seu povo para morrer por eles. Só o Rei Jesus decidiu ir e morrer pelo seu povo. (Antônio Júnior).
Às vezes, só falar de Deus não adianta. Precisamos provar que Ele existe através da nossa vida. (Pra. Eliane de Fátima. ).
O mundo te ama pelo que você tem. Deus te ama pelo que você é. (Pra. Eliane de Fátima. ).
Não esconda suas cicatrizes. Use elas como prova de que Deus cura. Outros irão encontrar a cura em suas feridas. (DA-PN).
Liberdade não é fazer tudo o que se quer, mas caminhar nos limites estabelecidos por Deus. (DA-PN).
Deus nem sempre muda as circunstâncias. Ele não mudou nada pra Jesus ali naquela terrível cruz. Mas o fato de hoje podermos receber o perdão e salvação através dEle, é a prova que Deus tem sempre um propósito em cada situação (por piores que pareçam ser), e que seus planos triunfam sobre todas as circunstâncias deste mundo. (DA-PN).
Quando olho para trás e lembro dos tempos de desespero que passei, vejo que ficou somente a cicatriz em meu coração. Eu posso me lembrar do que aconteceu, mas não sinto mais a dor. O que ficou foi uma marca para eu nunca me esquecer do que passei. (DA-PN).
Quem disse que para andar com Deus é preciso ser forte e se sentir bem o tempo todo? Se tivermos fé, temos tudo que precisamos para vencer qualquer desafio. (Pra. Eliane de Fátima. ).
Para as pessoas, talvez você seja só mais um. Mas para Deus você é único! (Pra. Eliane de Fátima. ).
Fazer o certo nem sempre é fácil, mas é necessário. Se você tiver que pedir perdão, peça. Se tiver que demonstrar amor, demonstre. Se tiver que recomeçar do zero, recomece. Só não desperdice tempo achando que você tem todo o tempo do mundo. (Pra. Eliane de Fátima. ).
Deus não se importa muito se você tem pouca ou muita fé. Ele quer saber se você ficará com Ele no barco quando a tempestade chegar. (Pra. Eliane de Fátima. ).

Baixe aqui fundo de oração

Recadinhos

Google+ Followers